Blog Qualinova

RELAÇÃO ENTRE O SONO E A PELE25/02/2019



É fato que noites de sono insuficiente provocam uma série de alterações no organismo com efeitos indesejados. Mas o contrário também é verdade: dormir bem nos mantém saudáveis.
Algumas das consequências de se dormir pouco são dificuldade para emagrecer, aumenta o risco de doenças, propicia a insônia, diminui a libido e soma anos ao semblante.
Isso mesmo, a quantidade de horas que dormimos e a qualidade do sono estão relacionadas diretamente com a aparência da nossa pele.
Quando dormimos mal ou pouco, acordamos com olheiras e com aparência de cansados. Não bastasse isso, o hormônio do estresse induz à compressão dos vasos sanguíneos que irrigam a epiderme, diminuindo a circulação do sangue no rosto, deixando a pele sem viço.
Durante o sono, nosso organismo combate os radicais livres. Isso porque a escuridão ajuda na produção de melatonina que, além de induzir o sono, é um poderoso antioxidante. 
É durante a noite que a pele se repara e se renova, as células descansam e reequilibram os efeitos dia a dia. 
Além disso, é durante a noite que ocorrem atividades naturais que estimulam a produção de fibroblastos e aumento da produção das fibras de sustentação, como a elastina e colágeno.
A produção de colágeno é aumentada durante a noite. Se dormimos mal, a produção de colágeno diminui, como resultado a pele fica mais flácida e propensa a rugas.
E isso não é apenas sabedoria popular. Estudos científicos comprovam esse fato. Um desses estudos foi realizado pela University Hospitals Case Medical Center, nos Estados Unidos. 
Os cientistas constataram que poucas horas de sono ou um repouso de qualidade ruim aumentam a velocidade da formação de rugas e a quantidade de manchas, reduzindo de forma significativa a capacidade da cútis se proteger e de se recuperar da agressão de fatores externos como a poluição.
Foram avaliadas as condições de pele e de sono de 60 mulheres com idades entre 30 e 49 anos. Metade delas apresentavam má qualidade de sono. Os pesquisadores encontraram diferenças importantes entre as que dormiam bem e aquelas que não tinham um bom descanso. 
As que dormiam mal apresentaram maior quantidade de rugas, manchas e diminuição da elasticidade da pele. Além disso, a cútis dessas mulheres manifestava menor capacidade de recuperação de agentes estressores. 
Uma pele mais jovem é sinônimo de sono regulado! Procure equilibrar o sono com uma alimentação equilibrada. 
Durante a noite durma bem e durante o dia consuma o Colágeno Líquido Qualinova!
 

Leia Também




Comentários