Blog Qualinova

TENDÊNCIAS NA ÁREA DE ALIMENTOS E BEBIDAS SAUDÁVEIS11/02/2019



A empresa de pesquisa Euromonitor International revelou que o segmento de produtos saudáveis está apresentando um crescimento superior ao das indústrias de alimentos e bebidas enquanto que os consumidores procuram alternativas mais naturais e funcionais.
Veja cinco tendências que estão moldando a indústria de alimentos e bebidas saudáveis.
Cresce a procura por alimentos livres de lactose e glúten
Os consumidores estão cada vez mais evitando produtos lácteos e reduzindo o consumo de glúten.  Com isso estão abraçando produtos alternativos de origem vegetal e impulsionando a categoria de bebidas e alimentos “livre de”. A categoria é percebida como mais natural e saudável.
Novos ingredientes entraram em cena, bem como outros grãos populares, como a quinoa, o amaranto, o trigo selvagem e o trigo mourisco (ou trigo sarraceno) são incluídos como alternativas livres de produtos lácteos e podem ser integrados em alimentos sem glúten.
Busca por produtos naturais e seguros cria oportunidades para orgânicos 
Os alimentos orgânicos ganharam popularidade nos últimos anos por serem mais naturais, frescos e sustentáveis. Eles invadiram os lares na América do Norte e Europa Ocidental, impulsionando as vendas de empresas que produzem todos os tipos de produtos orgânicos
Alimentos funcionais e fortificados crescem em mercados emergentes
Os alimentos funcionais e/ou fortificados (aqueles que foram aprimorados artificialmente para fornecer uma funcionalidade) estão perdendo força no mundo ocidental pelo fato de serem visto como processados e artificiais. Mas em mercados emergentes esses alimentos são vistos como alternativa para minimizar as lacunas nutricionais. Um exemplo é a Índia. Lá muitas empresas de alimentos industrializados têm fortificado produtos como bolachas, óleos, lácteos e alimentos infantis. 
Na região da Ásia-Pacífico, os probióticos continuam em alta na categoria iogurtes. A população tem se conscientizado sobre a própria saúde e os fabricantes tem se esforçado para promover os benefícios dos probióticos. Com isso o iogurte passou a ser considerado um produto saudável e benéfico para a saúde digestiva.
Novas oportunidades em alimentos que estimulam a energia
Os novos consumidores estão adotando uma visão mais holística sobre o que é ser saudável, não ficando focados apenas no conceito de controle de peso. Reconhecem que há uma conexão entre os alimentos que ingerem e a energia, impulsionando o crescimento de alimentos que proporcionam o aumento de energia. Um bom exemplo é a barra energética. A energia natural vinda de proteínas de origem vegetal e derivada de ingredientes clean label, como ervilhas ou nozes, provavelmente vai continuar a prosperar enquanto os consumidores procuram snacks naturais.
Saudabilidade se torna um alvo dos clubes de assinaturas
A busca dos consumidores para explorar, simplificar e preservar o tempo fornece um longo caminho para novos canais de compra na indústria de alimentos. Os clubes de assinaturas de refeições estão em alta. Isto ocorre devido ao crescente números de inovações que visam consumidores que compram exclusivamente produtos orgânicos, sem glúten ou lactose, ou sem carboidrato refinado.
E como você já sabe, Qualinova é uma empresa inovadora e pioneira em bebidas saudáveis com colágeno. Procuramos sempre inovar, melhorando continuamente nossos produtos, para que superem as expectativas de nossos clientes.
Qualinova, sua empresa de alimentação inteligente!
Acesse nosso site e conheça mais nossos produtos.
 

Leia Também




Comentários