Blog Qualinova

COLÁGENO X IDADE: O QUE CAUSA A DIMINUIÇÃO DO COLÁGENO AO LONGO DOS ANOS? 05/03/2018



O colágeno representa um terço de toda proteína de nosso corpo. Ele funciona como tijolos do nosso corpo, ou seja, une os elementos celulares e dá origem ao processo de formação dos órgãos e tecidos. 
É produzido normalmente pelo nosso organismo desde que nascemos. Mas quando entramos na fase da maturidade, ou fase adulta, é possível perceber os sinais da sua deficiência. Por que isso acontece?
Estudos mostram que a partir dos 30 anos, o corpo perde cerca de 1% de colágeno ao ano. E quando chegamos aos 50 anos, nosso corpo produz apenas 35% do colágeno necessário. 
Podemos dizer que a diminuição do colágeno está associada ao processo de envelhecimento do nosso corpo. Os músculos ficam mais flácidos, a densidade dos ossos diminui, os ligamentos e articulações perdem força e elasticidade, o cabelo fica mais fino, ocorre a diminuição da elasticidade da pele e aparecem as rugas.
As mulheres sentem mais os efeitos da diminuição do colágeno. Isso ocorre por dois motivos. Por constituição, tem uma quantidade menor dessa proteína que os homens, e também sofrem com a questão hormonal.
A deficiência dos hormônios sexuais (estrogênio, DHEA e testosterona) causada pela menopausa, provoca a diminuição da produção das células que produzem colágeno. Esses hormônios possuem grande influencia na pele. Estima-se que com a menopausa ocorra uma perda anual de 2% de colágeno. 
Além disso, existem fatores que podem acelerar a velocidade desse processo. O tabagismo e a exposição excessiva ao sol diminui muito a irrigação das camadas que formam a pele, diminuindo a produção natural de colágeno. E a falta de sono, desidratação, estresse e alimentação deficiente aceleram o processo de envelhecimento.
O colágeno é reposto em nosso organismo por meio de uma alimentação equilibrada. Mas como vimos após os 30 anos, o corpo começa a sofrer com a perda de colágeno. Assim, a alimentação sozinha não é capaz de fornecer a quantidade necessária de colágeno. 
Ai entra a suplementação. O colágeno hidrolisado fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a regeneração de algumas articulações. 
O colágeno hidrolisado também permite que o organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, sendo um eficiente aliado contra os processos de flacidez tecidual, mantendo o aspecto jovial do corpo.
Mantenha seu corpo jovem por muito mais tempo! Acesse nosso site e conheça os kits de Colágeno Líquido Qualinova!
 

Leia Também




Comentários