Blog Qualinova

ABSORÇÃO DO COLÁGENO - COMO FUNCIONA NO NOSSO CORPO?16/12/2019



O colágeno representa em torno de 30% das proteínas do nosso corpo e desempenha várias funções em nosso corpo. Sendo essencial para nossa saúde e beleza. Mas como nosso corpo absorve o colágeno hidrolisado?
 
A principal função do colágeno é dar estrutura para as células, mantendo unido diversos tipos de tecidos e órgãos, dando aparência jovem da pele, cabelos e unhas, e ajudando os músculos, articulações e ossos.
 
O colágeno é produzido pelo nosso próprio corpo, mas com o passar dos anos, essa produção natural diminui, sendo necessária a suplementação. A suplementação tem por objetivo estimular a produção do colágeno no nosso corpo.
 
Estudos mostram que cerca de 90% dos aminoácidos são absorvidos em seis horas e essas moléculas funcionam como mensageiros, ou seja, promovem a síntese e reorganizam novas fibras de colágeno, melhorando a elasticidade e firmeza da pele, bem como o metabolismo da cartilagem.
 
Quando ingerimos nutrientes, nosso corpo escolhe para onde cada nutriente deve ir e o que fazer com ele. O mesmo acontece quando consumimos colágeno, nosso corpo usa-o como acredita ser melhor. A ingestão de colágeno hidrolisado irá beneficiar todo nosso organismo.
 
Pesquisas mostram que para a absorção ser mais efetiva é preciso a quebra, ou hidrolise, do colágeno, em cadeias menores. Também foi descoberto que a adição controlada de enzimas era capaz de quebrar as cadeias do colágeno hidrolisado em partículas ainda menores, chamadas de peptídeos, que facilita ainda mais a absorção do colágeno pelo nosso organismo.
 
Essa melhora na absorção foi percebida em pesquisas, que apontam mais de 90% de absorção dos peptídeos de colágeno no período de seis horas após o consumo.
 
Para que a produção de colágeno ocorra de maneira adequada, nosso corpo precisa de outras substâncias, como Vitamina C, Glicina, Lisina e Prolina.
 
Como vimos, o colágeno beneficia todo nosso corpo. Mas vejamos como a suplementação de colágeno tem efeitos na pele.
 
Pesquisadores brasileiros e alemães dividiram 114 mulheres com idades entre 45 e 65 anos em dois grupos. Um foi suplementado com colágeno e outro com placebo. Após oito semanas, o grupo que ingeriu colágeno teve uma redução média de 20% nas rugas ao redor dos olhos. Também tiveram um aumento de 65% na quantidade de colágeno e de 18% de elastina.
 
Um outro estudo feito por pesquisadores japoneses, belgas e franceses, mostrou que após oito semanas de consumo de colágeno houve um aumento de 28% na umidade da pele. Esse resultado positivo foi mantido por 12 semanas após a ingestão.
 
O avanço das pesquisas mostra a importância de suplementar com colágeno e os inúmeros benefícios para o nosso corpo. 
 
Quer sentir na pele esses benefícios (literalmente)? Acesse nosso site e conheça o Colágeno Líquido Qualinova.
 

Leia Também




Comentários