Blog Qualinova

VERDADES E MENTIRAS NO CUIDADO COM A PELE11/11/2019



Quando o assunto é cuidado com a pele, o que mais se encontra são dicas e sugestões: isso pode, aquilo não dá certo, faça isso, faça aquilo... São tantas informações, que acaba deixando a maioria das pessoas na dúvida. Por isso, hoje vamos falar sobre algumas verdades e mentiras no cuidado com a pele!
 
Pele oleosa requer menos hidratação
Mentira. Pessoas com pele oleosa apresentam produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. A hidratação ajuda a controlar essa produção, desde que feita com produtos específicos para esse tipo de pele.
 
Uma boa noite de sono ajuda a ter a pele mais bonita
Verdade. Durante o sono ocorre maior intensidade na regeneração das células da pele. Também ocorre a secreção do hormônio GH que estimula a produção de elastina e colágeno, responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele. Outro hormônio importante é a melatonina, que regula o sono e combate os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele.
 
Alimentação saudável ajuda na hidratação da pele
Verdade. Uma dieta balanceada contribui para uma pele saudável e mais firme. Os minerais e vitaminas presentes, o ômega 3 e alimentos ricos em Vitamina A, ajudam a manter a pele hidratada e estimulam a produção de colágeno.
 
Banho quente faz mal para a pele
Verdade. As altas temperaturas da água deixam a pele do corpo ressecada, pois retiram a barreira protetora da pele. Além disso, estimulam a produção de sebo, deixando a pele do rosto mais oleosa e propicia o surgimento de dermatite seborreica no couro cabeludo. 
 
Hidratação do rosto pode ser igual à do corpo
Mentira. A pele do rosto tem caraterísticas únicas e pH diferente do corpo. A pele do rosto tem tendência a oleosidade enquanto a pele do corpo tende a ser mais ressecada. Por esse motivo, devem receber tratamentos e hidratações diferentes.
 
Pele hidratada suporta mais o uso de maquiagem
Verdade. A hidratação mantém o equilíbrio natural da pele, deixando-a mais uniforme e reduzindo a oleosidade. Por isso, a pele tolera melhor o uso da maquiagem. Lembre-se sempre de lavar o rosto e retirar toda a maquiagem antes de dormir.
 
Máscaras caseiras são eficientes, desde que se tenha cuidado com os ingredientes
Verdade. O objetivo das máscaras caseiras é hidratar a pele. Cuidado com ingredientes que prometem clarear a pele, pois podem ser prejudiciais. 
 
Protetor solar com base funciona melhor que maquiagem com protetor
Verdade. Protetor solar com base tem uma função de barreira mecânica contra a luz visível e possui efeito protetor. Já a maquiagem com protetor não tem cobertura suficiente para evitar os danos solares.
 
Águas termais fazem a diferença
Verdade. A água termal é rica em antioxidantes e nutrientes, além de minerais que promovem ação protetora para pele. Também ajuda a proteger dos danos causados pelo sol, maquiagem e poluição. Como tem ação tônica, calmante e hidratante, traz equilíbrio e diminui o processo inflamatório. Possui efeito refrescante e acelera os processos de cicatrização da pele. 
 
Depilar sobrancelha com cera favorece a flacidez nas pálpebras
Mentira. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno. o uso de cera depilatória não tem esse impacto na pele. 
 
Óculos escuros são parceiros contra o envelhecimento
Verdade. Os óculos escuros têm como objetivo servir de barreira física para proteger os olhos e toda a região das pálpebras, que são sensíveis aos sinais da idade. Quando estamos em um ambiente com sol, temos a tendência de franzir os olhos para protegê-los da luz. Isso contribui para o surgimento de rugas de expressão, como as rugas na testa e os pés de galinha. 
 
Produtos de manipulação são mais eficientes do que os industrializados
Mentira. Os produtos de manipulação possuem eficácia similar aos produtos industrializados. O que importa é a qualidade da farmácia de manipulação, a qualidade do produto industrializado e o uso correto do que foi prescrito pelo dermatologista.
 
Compressas de pepino evitam o envelhecimento
Verdade. O pepino apresenta uma composição de 90% de água e 10% de Vitamina C (ácido ascórbico), ácido cafeico, folato e flavonoides, sendo um poderoso hidratante. Possui propriedades anti-inflamatórias, clareadora, calmante, regeneradora celular e ajuda a reduzir o inchaço da pele.
 
A pele reflete seu estilo de vida. Tenha sempre uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos, durma o suficiente e renuncie a hábitos prejudiciais. 
 
Lembre-se de que o colágeno hidrolisado é um grande amigo. Ele melhora a hidratação da pele, pois estimula a produção de colágeno, combatendo a flacidez e o envelhecimento precoce da pele.
 
Quer uma pele sempre bonita? Acesse nosso site e conheça os Kits de Colágeno Líquido Qualinova!
 

Leia Também




Comentários