Blog Qualinova

COLÁGENO HIDROLISADO E OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE 09/09/2019



Normalmente as pessoas utilizam o colágeno hidrolisado para fins estéticos: prevenir o aparecimento de rugar e pés de galinha.
Pensar assim é muito simplista, afinal o corpo humano é composto por quase 30% de colágeno. A proteína é responsável pela saúde dos músculos, tendões e ligamentos, sem mencionar das propriedades da pele.
Mas sabemos que com o passar dos anos, nosso corpo diminui a produção natural de colágeno, sendo necessário a suplementação. Quando consumido em forma hidrolisada, a absorção do nutriente é mais eficaz. 
Vejamos alguns benefícios do consumo do colágeno hidrolisado para a saúde:
Alivia dores nas articulações 
O colágeno é o principal fator de formação das cartilagens. Pesquisadores acreditam que o colágeno hidrolisado se acumula nas articulações e estimula a formação de tecido. 
Pessoas que praticam atividades físicas e fazem uso do suplemento de colágeno hidrolisado contam com o benefício na redução da inflamação e dor nas articulações. 
Foi feito um estudo em cima desse tema: 73 atletas consumiram 10gr de colágeno por 24 semanas. O resultado foi menos dores durante o repouso e maior alívio nas articulações, quando comparado com outros atletas que não fizeram uso do colágeno hidrolisado.
Previne a perda de massa óssea 
Uma das consequências do processo natural do envelhecimento é o corpo não reter os nutrientes essenciais, como o cálcio, resultando na perda de massa óssea. Uma ajuda é realizar atividades físicas regularmente.
Um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Florida State University, EUA, dividiu 39 mulheres em dois grupos. Um dos grupos tomava 500mg de cálcio e o outro complementava a carga de cálcio com a ingestão de 5gr de colágeno.
No final de 12 semanas, o grupo que suplementou com colágeno mostrou melhoras significativas na densidade óssea e apresentou menor quantidade de marcadores específicos no sangue, que promovem a deterioração dos ossos.
Ajuda no ganho de massa muscular
Entre 1 e 10% do tecido muscular é composto de colágeno, por isso a proteína é necessária para manter os músculos fortes. Assim o colágeno hidrolisado ajuda a aumentar a massa muscular em pessoas com sarcopenia.
Um estudo foi realizado com 27 homens que tinham baixa taxa de massa muscular e publicado no The British Journal of Nutrition. Após um período de 12 semanas, os que consumiram colágeno hidrolisado diariamente e se exercitaram, ganharam mais massa muscular e força em comparação com os que só se exercitaram. 
Os pesquisadores sugeriram que tomar colágeno hidrolisado pode promover a síntese de proteínas musculares, como a creatina e estimular o crescimento muscular após o exercício. 
Promove a saúde do coração
O colágeno fortalece as artérias, ajudando a reduzir o risco de doenças relacionadas ao coração.
Um estudo publicado no Journal of Atherosclerosis and Thrombosis, realizado com 31adultos que tomaram colágeno hidrolisado diariamente por seis meses. No final do período eles mostraram uma redução significativa nas medidas de rigidez da artéria em comparação com antes de começar a tomar o suplemento de colágeno. além disso foi possível notar uma redução de colesterol na corrente sanguínea.
Quer mais benefícios do colágeno para a saúde? É uma proteína essencial para o cérebro e intestino, além de ajudar a controlar o peso, a manter os cabelos e unhas saudáveis.
Já tomou sua dose de colágeno hidrolisado hoje? 
O colágeno hidrolisado quando consumido na forma liquida é digerido mais rapidamente e possui a proteína em maior concentração. Os efeitos são duradouros e cumulativos. 
Pratico, saudável e pronto para beber: Colágeno Líquido Qualinova!
 

Leia Também




Comentários